BRASILÂNDIA

Brasilândia é um bairro ao norte da cidade de São Paulo, que começou a tomar forma na década de 1930, quando fazendas se transformaram em núcleos residenciais.
Localizada em Pedro Pomar, a praça é cercada por ruas com nomes de lutadores: Olga Benario, Steve Bico, Patrice Lumumba, Carlos Lamarca e Carlos Marighella;
A praça 7 Jovens nasceu em 2007 através de uma iniciativa da comunidade local e suas lutas em meados dos anos 80 e 90.
O nome da praça é uma homenagem a 7 jovens mortos em um massacre ocorrido em 2 de fevereiro de 2007 na região de Brasilândia.
Era um lugar abandonado pelo poder público e mal assistido.
É então que esse processo de ocupação do espaço começa, transformando-o em local de convivência e troca de repertórios.
É graças à iniciativa de educadores e pessoas que o cenário é modificado através da construção de novo imaginário no bairro, incentivando a entrada de novos personagens na cena cultural periferia como 'COLECTIVO 7 Jovens' e projetos como o "Samba do Bowl", todo primeiro domingo desde 2013. Oferecendo assistência psicológica, aulas de inglês, cinema, batalha de rimas, grafites, textos e leituras de poesia, skate, minigolfe, dois campos de esportes e um fonte de água limpa. Um grande parque infantil e convívio
"- É melhor ouvir o som do samba do que o som do tiroteio", diz Fábio Lol, artista, educador de arte, organizador do Samba Bowl e participante deste ensaio fotográfico.

Infelizmente, em 2014, houve um novo massacre e três jovens, amigos dos participantes deste relatório, foram brutalmente assassinados na praça. Até agora, esses crimes nunca foram resolvidos, mas serviram para sensibilizar a comunidade sobre a importância do lugar.
Hoje, tornou-se um ponto de encontro para crianças, adolescentes e adultos. Todos os dias da semana, não apenas o fim de semana, tornou-se um ponto de encontro, esporte, recreação e cultura comunitária.
É a luta de várias gerações de habitantes ...

Mas ainda há muito a fazer.

Espaço Brasilândia Cultural
Espaço Brasilândia Cultural

Com intuito de ajudar a levantar fundos para pagar as contas atrasadas e futuras, manutenção do espaço, que conta com uma biblioteca, uma cozinha comunitária, e possibilitar investir na melhoria das atividades - todas gratuitas, estou vendendo 16 fotografias do meu projeto Terra Brasilis:  são essas 10 fotos 30x40 a 500,00 cada e 6 fotos 60x40 a 800,00 cada.

Entrar em contato pelo e-mail: dudutresca@gmail.com

Video realizado pelo "Jump Hip Hop durante a Ação Cultural na praça 7 Jovens - Brasilândia - São Paulo.
Junto ao festival Hip Hop e atividades com as crianças expus uma parte do meu trabalho fotográfico "Terra Brasilis" realizado nos anos  1970,80 e 90 viajando pelo Brasil.

© 2019 by Dudu Tresca.

+55 11 98421.0729

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Twitter - Black Circle